sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Acupuntura e a Neurociência

A Acupuntura é hoje a especialidade médica que mais tem a ganhar com os avanços da Neurociência. As bases fisiológicas e patológicas das perturbações da função normal do organismo (sistemas e órgãos e integração mente-corpo) foram redefinidas a partir dos avanços dessa disciplina científica.

Numa concepção atual, o sistema nervoso é descrito como uma rede de comunicação e controle, composta por receptores sensoriais, vias e estações de transmissão, com propriedades de integração da informação, e de geração de resposta, envolvendo vias de saída e efetores, cujas perturbações funcionais se manifestam por meio de sintomas e sinais clínicos. O reconhecimento das funções de integração e de regulação do organismo, que dependem de um sistema de comunicação e de processamento de informações, desempenhadas pelo sistema nervoso, abriu um novo modo de compreender as variações da normalidade do organismo.

Esses avanços levaram à concepção de um modelo de diagnóstico clínico que contempla uma categorização sindrômica, e considera as patologias funcionais, como é o caso das síndromes dolorosas miofasciais, da migrânia, dos distúrbios do sono, como sendo causadas e sustentadas por alterações da função do sistema nervoso.

A existência de um método capaz de modular a função de elementos da rede neural, promovendo o seu retorno à normalidade, é uma contribuição da maior importância, para o manejo clínico da dor e das síndromes disfuncionais.

Esse método, a Acupuntura Médica Contemporânea, introduz um novo conceito de intervenção médica, aplicando procedimentos recentemente incluídos na Lista de Procedimentos Médicos da AMB, como a eletro-estimulação e o tratamento de pontos-gatilho, segundo critérios definidos anatômica e funcionalmente, utilizando propriedades fisiológicas da rede neural. Aplicar agulhas, transientes elétricos, anestésicos locais, para tratar com eficácia diversos problemas de saúde, representa certamente uma revolução na terapêutica contemporânea.

Nenhum comentário: