sábado, 10 de maio de 2008

Tratamento dos distúrbios do sono relacionados à resposta ao stress

Os distúrbios do sono muitas vezes fazem parte do amplo conjunto de manifestações da resposta ao stress, e uma maneira razoável de abordar o problema é considerar os seus mecanismos neurobiológicos.

Entre os medicamentos indicados para tratar os distúrbios do sono decorrentes da resposta crônica ao stress, há diversas opções além dos hipnóticos, cujos efeitos adversos e resultados insatisfatórios impedem o seu uso em muitos casos. Entre elas encontram-se os antidepressivos com efeito sobre a ansiedade (como sertralina) os estabilizadores do humor (como os anticonvulsivantes gabapentina e carbamazepina), e também o beta-bloqueador propanolol, que tem sido usado para reduzir o impacto de experiências traumáticas.

Os métodos de estimulação neural periférica se constituem num dos recursos mais importantes para trata conseqüências da resposta sustentada ao stress.

Entre outros fatores que decorrem da resposta sustentada ao stress (como a hiperatividade adrenocortical e adrenomedular), a alteração do sistema de alerta (amídala temporal) que desemboca nas vias simpáticas, mantém essas saídas adrenérgicas em ação permanente. E uma das virtudes da estimulação neural periférica é reduzir o tônus simpático, produzindo um incremento na atividade parassimpática. Isso por si representa uma mudança importante em direção ao retorno à normalidade dos ritmos do organismo.

Além disso, comprovou-se que a estimulação de ramos dos nervos mediano, fibular e tibial posterior (onde se encontram os principais pontos tradicionais de Acupuntura, de ação genérica), promove inibição da atividade das amídalas temporais e do córtex insular, reduzindo assim a influência desorganizadora causada pelo excesso de impulsos provenientes desses centros.

Outros nervos têm sido utilizados como alvo da eletro-neuro-estimulação, com resultados promissores, como alguns dos 12 pares cranianos. Ramos e terminações do nervo trigêmeo, tanto da parte motora quanto sensorial. A estimulação do sistema trigeminal tem um grande potencial como restauradora da normalidade funcional do sistema nervoso central, o que certamente é uma contribuição importante para melhorar o sono do paciente.

A psicoterapia é igualmente importante.

Alguns importantes sítios de acesso a ramos de nervos no crânio.


Nenhum comentário: