terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Analgesia Pré-emptiva com Estimulação Neural Periférica (Acupuntura) para Pacientes de Cirurgia de Extração de Dentes com Osteotomia

Nesse estudo foram avaliados os efeitos da estimulação neural periférica (Acupuntura) pré-cirúrgica na fase pós-operatória. Foram incluídos no estudo, 13 pacientes submetidos a cirurgias para extração de terceiros molares inferiores inclusos bilateralmente, com osteotomia. As duas cirurgias foram realizadas separadamente. A estimulação neural periférica foi a única variável introduzida na segunda cirurgia.
Antes da segunda cirurgia, os pacientes receberam eletro-neuro-estimulação percutânea durante 40 minutos, simultaneamente nos territórios do ramo mandibular do nervo trigêmeo e do nervo mediano no punho e na mão, no mesmo lado da intervenção cirúrgica.

Os resultados foram avaliados por meio de questionário respondido pelos pacientes, possibilitando registros das medidas de desfecho: índices de restrição da abertura da boca e de edema, e análises qualitativa e quantitativa da dor (intensidade, duração, uso de medicamentos analgésicos).

Os questionários foram respondidos depois das duas cirurgias, a primeira sem, e a segunda com Acupuntura prévia. Dos 13 pacientes, 12 se sentiram mais tranqüilos e relaxados durante a segunda cirurgia, e depois desta cirurgia, nove relataram redução importante do uso de medicamentos analgésicos no pós-operatório; oito observaram menores índices de contratura da mandíbula e de edema, e apenas um deles relatou não perceber diferenças no pós-operatório entre a primeira e a segunda cirurgia.

A importante redução da dor, do edema e da contratura pós-extração dentária, com o uso de estimulação neural periférica pré-emptiva, sugere uma ampla aplicabilidade do método em cirurgias buco-maxilo-faciais.

Karime S. Pereira, Odontóloga
Florianópolis – SC, Brasil.
pereirakarime@hotmail.com


Norton Moritz Carneiro, M.D.
Centro de Estudos Avançados de Acupuntura Médica
www.acupunturatual.com.br
nortonmc@acupunturatual.com.br

Nenhum comentário: