domingo, 17 de fevereiro de 2008

Tratamento de algumas das formas mais freqüentes de dor

Cefaléia

Pontos-gatilho miofasciais participam do componente muscular das síndromes de cefaléia. Encontrados principalmente nos músculos esternocleidomastóide, levantador da escápula e trapézio, aparecem também nos músculos escalpeanos e faciais. Músculos cervicais da face posterior também podem estar envolvidos, especialmente os semiespinais e esplênio.

Atenção especial deve ser dada aos músculos para-espinais dorsais, onde freqüentemente se encontram pontos-gatilho associados com enxaqueca e cefaléia tensional. Entre eles se destacam pontos-gatilho situados nos músculos quadrado lombar e glúteo médio, que têm importância maior nas hemicranias (ou migrânias).

Padrão mais comum de cefaléia tensional

Músculos temporal e pterigóide e os principais sítios neuro-musculares

Leitura recomendada:

Influência da dor miofascial na enxaqueca e na cefaléia do tipo tensional

Distúrbios do ombro

Os pontos-gatilho do ombro doloroso estão mais freqüentemente localizados nos músculos escapulares posteriores. Outros músculos geralmente envolvidos são o supra-espinhoso, o infraespinhoso e o peitoral maior. Menos comumente, o teres, o deltóide e o tríceps estão envolvidos. Alguns pontos-gatilho no esplênio, semi-espinhoso e nos glúteos podem também contribuir para a dor miofascial do ombro, e devem ser tratados, se estiverem relacionados com a situação.

A dor miofascial do ombro está comumente associada a músculos do bordo medial da escápula, incluindo o rombóide, o serrato anterior, os músculos subescapulares e, na margem superior, e elevador da escápula. O paciente será colocado em decúbito ventral, com um travesseiro sob o peito. Se os pontos-gatilho estão na margem medial inferior, o paciente deve colocar as mãos atrás do pescoço.

Músculos supra e infra espinhoso: pontos-gatilho e zonas de dor referida

Alguns dos músculos dorsais associados com o ombro

Torcicolo / Cervicalgia aguda

É em geral um problema simples, envolvendo 1 a 3 músculos. O trapézio, o esternocleidomastóide, e o levantador da escápula são os principais. Uma avaliação dos músculos cervicais posteriores pode, entretanto, revelar sensibilidade dolorosa especial nos músculos escalenos, esplênio e semiespinais. A punção do trapézio exige cuidado particular, pinçando o músculo entre os dedos polegar e indicador, para evitar puncionar a pleura.

Músculo Levantador da escápula - pontos-gatilho e zona de dor referida

Cérvico-braquialgia

O quadro mais freqüente na clínica diária, é a queixa principal dos portadores de Distúrbios Ósteo-musculares Relacionados ao Trabalho que trabalham em escritórios.

Envolve os músculos descritos nos quadros de cervicalgia aguda e da síndrome do ombro doloroso, acrescentando-se o córaco-braquial, o deltóide, os peitorais, a inserção da aponeurose do bíceps na ulna, os extensores e flexores do carpo, próximo ao cotovelo. Pode ser necessária a punção de pontos-gatilho de músculos da região do metacarpo e das falanges.

Os pontos-gatilho podem estar associados a irritação de raiz nervosa (componente neuropática).

Músculos afetados em radiculopatia cervical.

Hérnia de disco cervical


Distribuição da dor zigoapofisária cervical.

Zonas dolorosas em radiculopatia cervical

Lombalgia, lombo-ciatalgia

Os pontos-gatilho mais comuns estão nos músculos quadrado lombar, glúteo médio e tensor da fáscia lata. Dor coxo-femoral causada por pontos-gatilho miofasciais da região glútea, como no músculo piriforme, é semelhante à da bursite trocantérica.

A “dor ciática”, síndrome mais freqüentemente diagnosticada em quadros dolorosos da região, é na maioria das vezes causada por pontos-gatilho glúteos, assim como síndromes sacro-ilíacas e do ísquio.

Os músculos lombo-sacrais estão normalmente envolvidos na dor lombar baixa. Aqui, os pontos-gatilho são muitas vezes secundários a irritação vertebral ou da raiz nervosa ou espondilose, com a conseqüente dor neuropática. Deve-se levar em conta a musculatura para-espinal profunda.

A dor freqüentemente se transmite pela fáscia lata - na região lateral da coxa, e na face ântero-lateral da tíbia pode ser encontrado um ponto-gatilho importante, assim como na face lateral da perna.

Hérnia de disco L5-S1.

Anatomia da dor "ciática".



2 comentários:

Unknown disse...

Boa noite ,após eu levar um tombo de motocicleta fraturei a clavicula,foi calcificida porém sinto muitas dores no trapézio e na região escapular que inclusive esta em outra posição (saltada para fora) e antes da queda era normal..! as dores são muita queimação e desconforto 24 horas.
Fui até especialistas que me avaliaram e disseram se tratar de uma discinesia escapular.
Qual é o melhor tratamento para ababar com essas dores que me atormentam ?
E oq o senhor me aconselha a fazer Doutor Norton?
Muito Obrigado
de_lima@hotmail.com

Instituto de Pesquisa e Ensino de Terapêutica Contemporânea - IPETC disse...

Olá

Desculpa a demora!!

Recomendo neuromodulação por técnicas da Acupuntura Neurobiológica, e Terapia Manual.

São eficientes!