domingo, 23 de dezembro de 2007

Mecanismos de ação da Acupuntura 2

As intervenções terapêuticas da Acupuntura Médica Contemporânea são aplicadas na periferia corporal, que pode ser descrita como uma interface ativa entre os meios interno e externo do organismo. Esse espaço é dotado de diversos dispositivos de comunicação. Terminais de entrada e saída de informação atuam como transdutores de sinais físicos e químicos, sensíveis às variações ambientais internas e externas.

Os transdutores periféricos se associam a receptores do sistema sensorial, como os relacionados ao tato, à propriocepção, à nocicepção e à sensibilidade às variações climáticas, ligados a circuitos centrais de processamento e geração de respostas aos sinais sensoriais; ou a efetores neuro-musculares e autonômicos.

Diferentes estruturas neurais na periferia do corpo compõem um vasto conjunto de possibilidades de intervenção pelos métodos da estimulação / modulação neural periférica.

A estimulação neural (preferentemente elétrica, por causa da eficácia e das variações controladas) proporciona mudanças funcionais, que incluem ativação, ou redução de sensibilização / hiperatividade. Promove a normalização funcional de sensores e efetores ligados ao nervo, com efeitos que incluem hipoalgesia, normalização da atividade autonômica, e restauração dos padrões fisiológicos dos terminais motores.

Nenhum comentário: