sábado, 26 de janeiro de 2008

Acupuntura Médica Contemporânea 3. Os resultados das pesquisas recentes

Os últimos anos da história da acupuntura foram marcados pelos resultados das pesquisas científicas que estudam os mecanismos de ação e a eficácia clínica do método.

O conhecimento sobre os efeitos biológicos da estimulação neural periférica entrou numa nova fase com os estudos por ressonância magnética funcional, que mostrarm ativações e desativações simultâneas de áreas cerebrais em resposta à neuroestimulação. Tornaram-se assim mais claras as razões fisiológicas dos efeitos sistêmicos e inespecíficos da Acupuntura, que ao mesmo tempo inibem a reação ao stress, e ativam recursos homeostáticos.

Por outro lado, estudos clínicos aleatorizados, duplo-cego, com grande número de pacientes, revelaram que a aplicação de estímulos na periferia do corpo são eficazes no tratamento de condições dolorosas como a dor lombar baixa, a enxaqueca e a osteoartrite do joelho, mas que não há diferença nos resultados quando se aplicam estímulos nos chamados “pontos de acupuntura” (segundo os mapas da acupuntura chinesa tradicional) ou em sítios aleatórios.

Assim as duas vertentes da pesquisa científica são coerentes, ao confirmar a efetividade da Acupuntura, bem como a inespecificidade dos “pontos” clássicos. Entretanto, com a utilização de outros critérios de escolha dos locais e dos métodos de estimulação, em que se considera o caráter segmentar (envolvendo processos medulares) dos problemas tratados, os resultados tendem a ser ainda melhores.

Artigos pertinentes:

Mecanismos da Acupuntura

fMRI Neurophysiological Evidence of Acupuncture Mechanisms
Zang-Hee Cho, PhD; Young-Don Son, MSc; Jae-Yong Han, MSc;
Edward K. Wong, MD; Chang-Ki Kang, MSc; Kyung-Yo Kim, PhD;
Hyung-Kyoon Kim, PhD; Byung-Yeol Lee, PhD;
Yoon-Kyung Yim, PhD; Ki-Hyon Kim, PhD.
Medical Acupuncture Volume 14 / Number 1 2002

Lombalgia - dor lombar crônica

Acupuncture in Patients With Chronic Low Back Pain - A Randomized Controlled Trial.
Benno Brinkhaus, MD; Claudia M. Witt, MD; Susanne Jena, MSc; Klaus Linde, MD; Andrea Streng, PhD; Stefan Wagenpfeil, PhD; Dominik Irnich, MD; Heinz-Ulrich Walther, MD; Dieter Melchart, MD; Stefan N. Willich, MD, MPH.
Arch Intern Med. 2006;166:450-457.

Cefaléia | Enxaqueca

Acupuncture for Patients With Migraine - A Randomized Controlled Trial.
Klaus Linde, MD; Andrea Streng, PhD; Susanne Jürgens, MSc; Andrea Hoppe, MD; Benno Brinkhaus, MD; Claudia Witt, MD; Stephan Wagenpfeil, PhD; Volker Pfaffenrath, MD; Michael G. Hammes, MD; Wolfgang Weidenhammer, PhD; Stefan N. Willich, MD, MPH; Dieter Melchart, MD.
JAMA, May 4, 2005—Vol 293, No. 17

Gonartrose (osteoartrite do joelho)

Acupuncture and Knee Osteoarthritis - A Three-Armed Randomized Trial.
Hanns-Peter Scharf, MD; Ulrich Mansmann, PhD; Konrad Streitberger, MD; Steffen Witte, PhD; Jürgen Krämer, MD; Christoph Maier, MD; Hans-Joachim Trampisch, PhD; and Norbert Victor, PhD.
Ann Intern Med. 2006;145:12-20.

Nesse estudo, a aplicação de Acupuntura resultou em 53.1% de sucesso no tratamento de sintomas da osteoartrite do joelho. Entretanto, a aplicação de procedimento “sham” semelhante à Acupuntura resultou em taxa de sucesso muito próxima, de 51%.

Os achados do estudo apontam um papel da Acupuntura como parte do tratamento de “pacientes com dor e limitação funcional devido a osteoartrite do joelho, mesmo que os mecanismos dos seus efeitos permaneçam obscuros”, escreveram.

Os achados derivam de um estudo com mais de 1000 pacientes com dor devido a osteoartrite do joelho por pelo menos seis meses. Além de receberem seis sessões de fisioterapia e medicamentos antiinflamatórios de acordo com a necessidade, os pacientes foram distribuídos aleatoriamente para receber 10 sessões de Acupuntura chinesa tradicional, 10 sessões de Acupuntura “sham”, ou 10 visitas médicas, durante um período de seis semanas.

Nos casos em que o tratamento foi percebido como bem sucedido, o paciente podia receber cinco sessões ou visitas adicionais.

A Acupuntura “sham” consistiu em agulhamento em profundidade mínima, em sítios não correspondentes a pontos reconhecidos de Acupuntura tradicional chinesa, destacam o Dr. Hanns-Peter Scharf e colegas da Universidade de Heidelberg, Alemanha. Foram considerados como tratamentos bem sucedidos os que produziram pelo menos 36% de melhora nos índices dos marcadores de osteoartrite.

As duas modalidades de aplicação de Acupuntura alcançaram taxas de melhora em torno de 52%, enquanto a taxa de sucesso obtida pela terapia conservadora foi de apenas 29.1%. Comparando com a terapia conservadora, a Acupuntura apresentou chances 74% maiores de ser eficaz.

O motivo de se obter melhora significativa com agulhamento superficial, é que a inervação cutânea deriva dos mesmos nervos que servem os músculos ligados à articulação, além de promover acionamento dos filtros segmentares da transmissão nociceptiva, e da antinocicepção descendente.

É importante observar que se com simples agulhamento em qualquer lugar perto do joelho se verifica melhora de 52% nos índices de dor e funcionamento da articulação, então com o uso dos recursos da Acupuntura Neurobiologica - eletro-neuro-estimulação transcutânea e percutânea (intramuscular) e anestésicos locais intradérmicos e/ou mais profundos, em alvos anatomicamente definidos -, os resultados só podem ser muito superiores, e é isso que se verifica na prática.

Nenhum comentário: