quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Acupuntura Médica Contemporânea 2. A Acupuntura no Contexto Médico-Científico.

Compreende-se hoje a vida como um fenômeno múltiplo, com­posto de ati­vidades or­de­nadas em níveis de organização, diferentes, mas complemen­tares, que incluem processos físico-químicos elementares, e que se estendem até uma interiori­dade cuja máxima expressão é a psique. Organismos vivos são definidos como sistemas dinâmicos e abertos, que tro­cam matéria-energia (inseparáveis) e infor­mação com o meio externo.

Está bem consolidada a noção de que o organismo é uma entidade interagente, em que qualquer evento em qualquer parte do sistema ressoa no todo, e em que inputs periféricos provocam mudanças internas, no sentido de ajusta­mentos, ações adap­tativas que mantém a homeostase, ou estado dinâmico estável, contemplando a idéia de instabilidade controlada.

Para a compreensão da fisiologia segundo esta ótica, é fundamental o reco­nhe­cimento dos mecanismos de auto-regulação. Para ser auto-regulado e adapta­tivo, o organismo dis­põe de entradas (input), saídas (output) e de um fluxo in­terno de informa­ções (throughput), integrando as funções, sob intermediação principal e totalizadora do siste­ma nervoso.

Essa nova concepção, que está nos tratados de Bi­ofísica, ain­da não foi incorporada nos compêndios de Medicina Interna, não é considerada quando se pensa a fisiopatologia, e não entra nos raciocínios clínicos. Ainda está muito distante uma aborda­gem da Patologia re­lacionada com os conceitos de Organiza­ção e Informação, com o enten­dimento da saúde como manutenção do estado estável, quer dizer, do nível mais baixo possível de entropia, implicando num estado de complexificação e or­ganização crescentes, e no conceito de doença como au­mento da entropia, em que se baseia o novo modelo.

Um modelo terapêutico baseado nesses conceitos contemporâneos requer a inclusão de ou­tros méto­dos de trata­mento, requer a introdução de uma Medicina da Informa­ção, da apli­cação de estímulos-informações visando um incre­mento do nível orga­nizacio­nal do siste­ma vivo. É aí que se insere a Acupuntura Médica Contemporânea, que pode ser traduzida como Medicina da Informação.

Um equívoco comum sobre a Acupuntura – uma herança dos períodos histórico e mágico supõe que a ação terapêutica se faça sobre uma pretensa energia do organismo. Mas a energia do orga­nismo está contida nas ligações entre os seus elementos consti­tuintes, seus subsiste­mas; está presente como energia livre, conforme estabe­lecido por Gibbs (elétrons livres), nos ciclos da fosforilação oxi­dativa e do ácido car­boxílico; apre­senta-se como corrente elétri­ca na rede nervosa; encontra expressão no metabolismo; e se manifesta nos processos orgânicos e nas ações do indivíduo. Trata-se de um dos componentes do organismo, o componente ergônico.

Mas o organismo, sendo auto-regulante, adaptativo, integrado, dispõe de outro compo­nente, o informacional, ou cibernético, cuja característica principal é o fluxo de informa­ções. Informação no organismo, como sob qualquer forma, transita asso­ciada a alguma forma de matéria-energia (juntos, porque não faz sentido pensar matéria e energia como entidades separadas). O com­ponente ergônico é que fornece a energia ne­cessária para a transmissão da in­formação, e as estruturas ana­tômicas e bioquímicas for­necem o suporte, o substrato para o processo.

Informação pode ser a presença de determinada substância, em certa concen­tra­ção, con­trolando uma cadeia de reações de que participa ou agindo à dis­tância, através do sistema integrativo do organismo que são as correntes sangüínea e linfática; ou um impulso elé­trico que transite em alguma membrana celular, ou através do outro sistema integrativo do organismo, hierarquicamen­te superior ao primeiro, que é o sistema nervoso.

Assim, o método da Acupuntura Médica Contemporânea, principalmente considerando que se trata de uma especialidade médica, se define como um conjunto de técnicas de intervenção terapêutica aplicadas sobre a rede de fibras e terminações nervosas, sensoriais e/ou motoras na periferia corporal.

Os objetivos das intervenções são – a promoção da normalização funcional e de analgesia, por meio da supressão da transmissão nociceptiva, ou ativação dos dispositivos endógenos de inibição dessa transmissão.

A sua adoção em larga escala para o tratamento da dor e de distúrbios funcionais em hospitais e ambulatórios representará, espera-se que num futuro próximo, uma possibilidade real de alívio do sofrimento de um número inestimável de pacientes.

Nenhum comentário: