quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Sistemas 1

É impossível que o homem não seja uma parte da natureza,
ou que não siga sua ordem geral.

Espinosa

Para Ferdinand de Saussure (1931), o sistema é uma totalidade organizada, feita de elementos solidários que só podem definir-se uns em relação aos outros em função do lugar que ocupam nesta totalidade.

Qualquer relação organizacional e, portanto todo sistema, comporta e produz antagonismo e, ao mesmo tempo, complementaridade. Todo sistema em que a organização é ativa é um sistema em que os antagonismos são ativos. Os processos de regulação supõem um mínimo de antagonismos despertos.

A totalidade se baseia na competição entre os seus elementos e pressupõe a luta entre as suas partes. Bertalanffy esclareceu que a idéia de sistema não tem apenas harmonia, funcionalidade, síntese superior; comporta, necessariamente, a dissonância, a oposição, o antagonismo.

A retroação que mantém a constância de um sistema ou regula um desempenho é dita “negativa” (feedback negativo), termo muito esclarecedor: desencadeada pela variação de um elemento, ela tende a anular esta variação. Tal ação é “anti-desorganização”.

Nenhum comentário: