terça-feira, 22 de abril de 2008

Mecanismos de Ação da Acupuntura 4. Respostas sistêmicas à estimulação neural periférica

A expressão Acupuntura Médica Contemporânea designa o conjunto de métodos de modulação do sistema nervoso, induzida por meio de intervenções efetuadas sobre elementos da rede neural situados na periferia corporal.

Diferentes métodos de neuromodulação, como agulhamento, eletroestimulação, injeções de anestésicos locais, produzem efeitos locais (fibras nervosas sensoriais ou motoras), segmentares (na medula espinal) e supra-segmentares (cérebro), e promovem:

1. Supressão focal de informações sensoriais;

2. Reorganização de circuitos neuronais segmentares, afetando a transmissão dos sinais sensoriais, o sistema simpático e as respostas motoras;

3. Geração e modulação de respostas supra-segmentares, com efeitos sistêmicos.

Efeitos sobre o sistema nervoso central

A estimulação de receptores, efetores e fibras nervosas não-nociceptivas – que em condições normais não conduzem informação dolorosa - exerce um efeito benéfico sobre o organismo, incrementando os processos homeostáticos.

Os neurônios periféricos mielinizados de maior diâmetro transportam sinais captados por receptores não-nociceptivos (do sistema epicrítico) o qual segue por vias distintas dos neurônios da sensibilidade protopática (dor, temperatura).

Ativam conexões centrais com repercussões cerebrais, autonômicas, endócrinas e imunitárias de caráter homeostático positivo, isto é, que incrementam a capacidade do indivíduo em manter a estabilidade do seu estado funcional, mesmo diante de condições adversas.

Essa ativação gera respostas adaptativas restauradoras da normalidade fisiológica,
que promovem o estabelecimento de um “set point” (ponto de referência) das diversas variáveis biológicas em níveis organizacionais adequados à continuidade da vida saudável.

Trabalhos fundamentais

Central nervous pathway for acupuncture stimulation: localization of processing with functional MR imaging of the brain - preliminary experience.

Wu M.T. Radiology 212(1): 133-41, Jul 1999

Estimulação de ramos do nervo mediano ativa estruturas das vias antinociceptivas descendentes e desativa múltiplas áreas límbicas servidoras das conexões da dor (efeitos analgésicos endógenos).

Foi verificada ativação do hipotálamo e do núcleo acúmbens, e desativação do córtex cingulado anterior rostral, amígdala e complexo hipocampal.


Neuronal specificity of acupuncture response: a fMRI study with electroacupuncture.
Wu MT. Neuroimage16(4):1028-37 Aug 2002

Nesse estudo, 15 voluntários receberam Eletroacupuntura (EA) em VB34 (nervo fibular) “real”,
EA mínima (estimulação superficial e leve) na mesma região, e Acupuntura “falsa” (em ponto “não de meridianos” – isto é, em locais em que um ramo nervoso importante não estaria subjacente).

EA “real” e “falsa” geraram respostas semelhantes na neuromatriz da dor.
EA verdadeira produziu ativação maior do hipotálamo e do córtex somato-sensório-motor primário e desativação no segmento rostral do córtex cingulado anterior.
EA mínima gerou ativação maior no córtex occipital médio.

Os córtices temporal superior (incluindo o auditivo), e occipital médio (incluindo o visual) responderam a todos os tipos de estimulação.

Conclusão: O sistema hipotalâmico-límbico é significativamente modulado por EA verdadeira, enquanto a ativação dos lobos visual e auditivo não apresenta especificidade.

Effects of electroacupuncture versus manual acupuncture on the human brain
as measured by fMRI.
Napadow V, Makris N, Liu J, Kettner NW, Kwong KK, Hui KK.
Human Brain Mapping, 24:3(157-205). March 2005

O objetivo do estudo foi comparar efeitos centrais de eletroacupuntura em diferentes freqüências (2 Hz e 100 Hz) com acupuntura manual chinesa tradicional aplicadas no ponto E36.

Foram aplicados no ponto E36: acupuntura manual, EA de 2 Hz e 100 Hz, e estimulação táctil controle.

Eletroacupuntura (especialmente de baixa freqüência) produziu aumento mais amplamente disseminado do que a acupuntura manual, e todas as estimulações com acupuntura produziram essas respostas mais do que a estimulação táctil-controle (tipo placebo).

Verificou-se que a eletroacupuntura (principalmente de 2 Hz) produziu mais mudanças de sinal na ressonância magnética funcional do que a acupuntura manual.

A acupuntura produziu aumento de sinal hemodinâmico na ínsula anterior, e reduziu em estruturas límbicas e paralímbicas, incluindo amígdalas, hipocampo anterior, e os córtices cingulados subgenual e retrosplenial, córtex pré-frontal ventro-medial, frontal e pólos temporais - resultados não vistos nos controles estimulação táctil-controle.

Somente a EA produziu aumento significativo em sinais no córtex cingulado médio anterior, enquanto a eletroacupuntura de 2 Hz produziu aumento de sinal na área da rafe pontina.

Estes achados confirmam que o sistema límbico é crucial para os efeitos da acupuntura, independente da modalidade específica de acupuntura, embora existam diferenças nos mecanismos neurobiológicos subjacentes às diferentes modalidades.

Nenhum comentário: