quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Sistemas 2 - Teoria Geral dos Sistemas

Um sistema é um conjunto de unidades interativas com alguma relação mútua. Implica também em que as unidades tenham algumas propriedades comuns. E isto é essencial se as unidades vão interagir e se relacionar. O estado de cada unidade é restringido por, ou condicionado por, ou dependente do estado de outras unidades. As unidades são acopladas.

Ferdinand de Saussure45 (1931), observou: “O sistema é uma totalidade organizada, feita de elementos solidários que só podem definir-se uns em relação aos outros em função do lugar que ocupam nesta totalidade”. Sobretudo, há uma medida da soma das unidades que é maior que a soma das medidas das unidades.

O conceito de sistema tem longa história: Leibniz, com a filosofia natural; Nicolau de Cusa, a coincidência dos opostos; Paracelso, no sistema médico; Vico na história; Marx, Engels e Hegel com a dialética; Köhler “Gestalten físicas” de 1924, tratando em 1927 das proposições gerais dos sistemas inorgânicos comparadas às dos orgânicos.

Em 1920 Bertalanffy considerou as lacunas existentes na pesquisa e na teoria da biologia. O enfoque mecanicista negava fatos fundamentais dos fenômenos da vida. Levantou a concepção organísmica na biologia, considerando organismo como totalidade ou sistema, e o objetivo principal das ciências biológicas é a descoberta dos princípios de organização em seus vários níveis.

Whitehead, em 1925, introduziu a filosofia do “mecanismo orgânico”; Cannon, em 1929 a homeostase, idéia de que Claude Bernard: foi precursor. Idéias semelhantes, independentes e simultâneas indicam a nova tendência. Bertalanffy propôs a teoria dos sistemas abertos.

Nenhum comentário: