sábado, 12 de janeiro de 2008

Contra-indicações, Efeitos Adversos e Riscos Associados à Acupuntura

A Acupuntura tem a reputação de ser segura, mas podem ocorrer lesões graves com o uso da terapia[1]. Os pacientes de Acupuntura são tratados com agulhas geralmente inseridas no tecido muscular. Como muitos desses pontos estão muito próximos de nervos, vasos e outras estruturas, os pacientes são vulneráveis a lesões graves.

Investigadores revisaram relatos de efeitos adversos, complicações e incidentes com potencial risco de vida causados por Acupuntura. Foram incluídos na pesquisa artigos em inglês, francês e alemão.

A Acupuntura pode estar associada com efeitos adversos graves e fatalidades ocasionais. Embora raro, o pneumotórax (a principal lesão de órgãos relacionado com a Acupuntura), tem sido relatado na literatura em língua inglesa desde o início da década de 1980.

Outros efeitos adversos da Acupuntura incluem infecção por HIV, hepatite, endocardite, celulite e abscesso, tamponamento cardíaco e retenção de agulhas quebradas. A literatura também sugere que os efeitos adversos são muito mais comuns do que os relatos ocasionais revelam, porque são sub-notificados. Esses eventos não têm limites geográficos[2].

As ocorrências relatadas de efeitos adversos da Acupuntura incluem transmissão de doenças infecciosas (hepatite B é a mais freqüente), infecção no local da punção; lesões – má técnica, especialmente por indivíduos não treinados, pode resultar em lesões, sendo as mais freqüentes as lesões de nervos e pneumotórax, seguidos por punção de outros órgãos).

Os riscos mais importantes associados à prática da Acupuntura ocorrem por causa do exercício ilegal da medicina, isto é, diagnóstico e procedimento efetuados por pessoal não-médico.

Outros incidentes, transitórios, como dermatite, hematoma, lipotímia, náusea e vertigem, são considerados menos graves para serem notificados[3]. No caso de lipotímia (com vertigem, palpitação, dispnéia, náuseas, palidez, transpiração fria, pulso fraco, hipotensão e perda de consciência), as agulhas devem ser retiradas imediatamente, o paciente colocado em decúbito dorsal, com os membros inferiores elevados, e deve-se também garantir a ventilação pulmonar. Eventualmente é preciso fornecer oxigênio.

A punção dos pontos-gatilho está contra-indicado na ocorrência de estados de alta ansiedade ou níveis elevados de stress emocional, incluindo acufobia, e uma história de hiper-reatividade ou de síncope como reação a injeções[4].

Recomenda-se a aplicação do método preferencialmente em ambiente clínico[5].

A prática da Acupuntura por pessoal não-médico está absolutamente contra-indicada.

Segue resumos de uma seleção de artigos pertinentes:

Transverse myelopathy after acupuncture therapy: a case report.
Ilhan A.
Department of Neurology, K.T.U Medical Faculty, Trabzon, Turkey
Acupunct Electrother Res 20(3-4) 191-4, Aug-Dec 1995

A mielopatia tranversa aguda (MTA) devido à terapia por Acupuntura é uma condição neurológica rara. O quadro clínico da MTA inclui crise aguda de disfunção sensorial e motora simétrica que pode estar associada com disfunção de esfíncteres dependendo do nível da lesão da medula espinal. Nesse relatório, são discutidos o mecanismo de ocorrência da mielopatia e os sintomas progressivos que apareceram depois da terapia por Acupuntura.

Risks Associated With Alternative Medicine.
Abbot N. C.
University of Exeter
International Journal of Risk Safety in Medicine 11, 99-106, 1998

Pesquisadores médicos britânicos divulgaram uma advertência de que as medicinas complementares e alternativas podem causar uma incidência mais alta de reações adversas, do que previamente se supunha. A advertência segue uma pesquisa envolvendo 1.521 médicos de família e público em geral, sobre a incidência dessas reações adversas. Dos 686 médicos que responderam o questionário, 37% relatou um total de 291 eventos adversos não graves. Setenta e oito (11%) médicos apresentaram 96 relatos separados de eventos adversos julgados como graves, definidos como eventos que potencialmente ameaçavam a vida, causariam incapacidade ou morbidade grave.

O Dr. Neil C. Abbot e seus colegas da Universidade de Exeter identificaram eventos específicos associados com a Acupuntura (hepatite B, pneumotórax, permanência de agulha quebrada), e advertem o público, para que os riscos potenciais dessas terapias sejam conhecidos.

Regulation could reduce acupuncture injuries.
Reuters Health,New York, February 21, 2000

A Acupuntura tem a reputação de ser segura, mas lesões graves podem ocorrer com o uso da terapia. Os regulamentos e as instituições que supervisionam o treinamento dos profissionais, devem ajudar a evitar traumas causados pela Acupuntura, dizem os pesquisadores.

Embora o número de casos relatados desses incidentes seja pequeno, efeitos colaterais graves – como lesões do coração, dos pulmões e órgãos abdominais, danos para o sistema nervoso central e vasos sangüíneos, e mesmo a morte – podem ser causados por acupunturistas que não saibam até que ponto podem inserir as agulhas antes de atingir órgãos vulneráveis, vasos e nervos.

Portanto, escreveu o autor do estudo, “o conhecimento da anatomia normal e das variações anatômicas é essencial para uma prática segura. Esse tema deveria ser revisto pelas instituições regulamentadoras e pelos responsáveis pelos cursos de treinamento”.

Os pacientes de Acupuntura são tratados com agulhas inseridas em áreas-chave do corpo, conhecidas como pontos de Acupuntura. As agulhas são geralmente inseridas no tecido muscular. Como muitos desses pontos estão muito próximos de nervos, vasos e outras estruturas, os pacientes são vulneráveis a lesões graves, a menos que o profissional tenha um bom conhecimento de anatomia, explicou o Dr. Elmar Peuker da Wilhelms-University em Muenster, Alemanha.

Cerca de 10 milhões de tratamentos de Acupuntura são realizados nos EUA por ano, de acordo com relato publicado no Archives of Family Medicine.

Os investigadores revisaram relatos de efeitos adversos, complicações e incidentes com potencial risco de vida causados por Acupuntura. Artigos em inglês, francês e alemão foram incluídos na pesquisa.

A equipe de pesquisa mediu as distâncias entre a superfície da pele e os sítios vulneráveis, em cadáveres.

Embora existam relativamente poucos casos relatados de lesões graves, os autores do estudo suspeitam que na realidade deve acontecer em número muito maior. Praticantes sem treinamento médico podem relutar em relatar esses eventos, assim como os pacientes, de atribuir à Acupuntura uma complicação por causa da crença na segurança do tratamento.

Lesões traumáticas poderiam ser evitadas se os praticantes tivessem um melhor conhecimento anatômico, concluiu Peuker.

Pneumothorax Secondary to Acupuncture.
Jawahar D., Elapavaluru S., Leo P. J.
Department of Emergency Medicine, New York Methodist Hospital Brooklyn, NY
American Journal of Emergency Medicine 17(3), May 1999

Embora raro, o pneumotórax como um efeito adverso da Acupuntura, tem sido relatado na literatura em língua inglesa desde o início da década de 1980. Os autores relataram um caso de pneumotórax iatrogênico num paciente de 64 anos de idade que desenvolveu um quadro respiratório agudo enquanto recebia Acupuntura para tratamento de dor do ombro esquerdo.

O paciente foi trazido para o departamento de emergência no dia seguinte, cianótico, sem som no lado esquerdo do tórax e diminuído no direito. Uma radiografia do tórax mostrou um pneumotórax esquerdo extenso.

O autor revisou a literatura, encontrando que o pneumotórax é a principal lesão de órgãos relacionado com a Acupuntura. Outros efeitos adversos da Acupuntura incluem infecção por HIV, hepatite, endocardite, celulite e abscesso, tamponamento cardíaco e retenção de agulhas quebradas. A literatura também sugere que os efeitos adversos são muito mais comuns do que os relatos ocasionais revelam, porque são sub-notificados.

Os regulamentos que se referem à segurança e nível de treinamento dos praticantes só podem ser descritos como “vagos”.

Acupuncture may be associated with serious adverse events.
White A. R., Ernst E.
Department of Complementary Medicine, School of Postgraduate Medicine and Health Sciences, University of Exeter, Exeter
BMJ 320, 513, 19, Feb 2000

Nesta revisão, Vickers e Zollman declaram que as infecções sistêmicas parecem ser incomuns. Entretanto quando ocorrem, podem ser devastadoras, e o único caso fatal em conseqüência de Acupuntura no último ano foi devido a uma síndrome tipo choque-tóxico estreptocócico. Um homem de 41 anos que recebeu Acupuntura para dor no ombro apresentou alterações necróticas e eritematosas na pele do ombro três dias depois. Apesar de debridamento imediato e extenso, e altas doses de antibióticos, ele morreu no dia seguinte.

Muitos outros casos de infecção ocorreram, necessitando tratamento prolongado e intensivo. O diagnóstico preciso foi muitas vezes retardado por causa da relutância dos pacientes em contar ao médico que tinha recebido Acupuntura fornecida por um praticante.

Outro relato deu conta da ocorrência de angina durante eletroacupuntura em dois pacientes. Ambos os casos foram confirmados pela recorrência dos sintomas durante nova exposição. Um questionário aplicado na Alemanha a 121 pacientes consecutivos que receberam Acupuntura revelou que 29% tiveram pelo menos um evento durante o curso do tratamento, com uma ocorrência de 9% de efeitos adversos durante os tratamentos, sendo o mais comum a dor.

Os autores concluíram que a Acupuntura continua a ser associada com efeitos adversos graves e fatalidades ocasionais. Esses eventos não têm limites geográficos. A maioria desses eventos ocorre por negligência. Todos os que trabalham no estabelecimento de padrões, no fornecimento de treinamento, e na garantia da competência em Acupuntura deveriam estar familiarizados com as lições que se aprende com esses eventos desagradáveis.

Safety and Regulations of Acupuncture Needles and Other Devices.
Lytle C.D.
NIH Consensus Development Conference on Acupuncture, Maryland, 1997

Até 1996, o Food and Drug Administration (FDA) dos EUA tratava os instrumentos da Acupuntura como sendo de eficácia não-comprovada, usado por uma modalidade terapêutica para diversos usos. Seguindo recomendações de uma comissão consultora, em 1972 as agulhas de Acupuntura foram classificadas como instrumentos de uso “experimental”.

Em termos de segurança no seu uso, as autoridades norte-americanas se ocuparam principalmente de alguns aspectos: quem utiliza as agulhas de Acupuntura, e quais as suas qualificações para fazê-lo com segurança; e que tipo de problemas ocorrem, e com que freqüência.

O autor enumera essas ocorrências:

Transmissão de doenças infecciosas (hepatite B é a mais freqüente), infecção no local da punção;

Má técnica, especialmente por indivíduos não treinados, que podem resultar em lesões (lesão de nervos e pneumotórax, seguidos por punção de outros órgãos são as mais freqüentes); cita casos de tamponamento cardíaco e quebra de agulhas, sendo que fragmentos de agulha já foram observados na medula espinal e no coração;

Outros incidentes, transitórios, como dermatite, hematoma, lipotímia, náusea e vertigem, são considerados menos graves para serem notificados.

Tendo em vista a segurança, o FDA reclassificou as agulhas de Acupuntura em 1996, removendo o rótulo de experimental. Aguarda-se por novas regulamentações quanto a características como resistência, qualidade da ponta e da lâmina.

Traumatic Complications of Acupuncture – Therapists Need to Know Human Anatomy
Peuker, Elmar T., White, Adrian, Ernst, Edzard, Pera, Franz, Filler, Timm J.
Arch Fam Med.; 8:553-558, 1999

Os autores fizeram uma revisão das lesões traumáticas associadas com a Acupuntura, discutiram como esses eventos podem ser minimizados, pelo conhecimento da anatomia normal e variações anatômicas. Efetuaram pesquisa na literatura, acompanhada de estudos anatômicos post-mortem.

Lesões traumáticas devidas à Acupuntura têm sido descritas, afetando vísceras torácicas e abdominais, o sistema nervoso periférico e central, e vasos sangüíneos. Há registros de mortes por pneumotórax e tamponamento cardíaco. A estrutura anatômica do corpo, em numerosos pontos de Acupuntura é tal, que as agulhas podem atingir estruturas vulneráveis.

Concluem que, embora a freqüência de efeitos adversos da Acupuntura seja baixa, o conhecimento da anatomia normal e das suas variações é essencial para uma prática segura, e o assunto deveria ser revisto pelas instituições reguladoras.



[1] ABBOT N.C., Risks Associated With Alternative Medicine. International Journal of Risk Safety in Medicine 11, 99-106, 1998

[2] WHITE A.R., ERNST E., Acupuncture may be associated with serious adverse events. BMJ 320, 513, 19, Feb 2000

[3] LYTLE C.D. Safety and Regulations of Acupuncture Needles and Other Devices. NIH Consensus Development Conference on Acupuncture, Maryland, 1997

[4] SOLA A.E., Trigger Point Therapy, in Roberts: Clinical Procedures in Emergency Medicine, p 890-4, 3rd ed., W, B, Saunders Company, 1998

[5] SMITH J.C., Acupuncture for chronic osteoarthritis pain, headache, and low back pain. Technical Report. Minneapolis, MN : ICSI. Jan 1997

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso é uma perda muito grande para a área de saúde e para o paciente. Médico não deveria jamais fazer acupuntura, pois acham que que MTC é medicina ocidental. Um acupunturista, seja qual for sua profissão da saúde (ou não) não está fazendo o exercicio ilegal da profissão. Você já viu um acupunturista diagnosticar tentinite? ele ira fazer o diagnóstico da MTC que tem a ver com calor, frio, meridianos, etc. Existe todo um conhecimento que não deve se misturar com a medicina ocidental. O mal do medico, e eu como fisioterapeuta sofro disso também, é querer comparar a acupuntura com a medicina ocidental. Quem lesar o paciente na prática da acupuntura, que sofra os riscos por uma técnica mal empregada, como qualquer profissional, e olha que muito médico faz coisa errada aí por não entender bem de MTC. Ministério do Trabalho já reconheceu acupuntura como atividade isolada. Absurdo falar em exercicio ilegal da medicina. Coisa de quem não não se identifica muito com MTC.

George Kieling
Fisioterapeuta.
fisio007007@hotmail.com

Anônimo disse...

Quem ta na Chuva é para se molhar !!!!!

Apesar do conhecimento especifico de anatomia funcional, alguns riscos são inerentes a técnica na minha opnião... indiferente do profissional de saude ou da abordagem que calcule os riscos e o custo-beneficio da técnica. Por outro lado enquanto o cooperativismo médico impera , vemos absurdos e a concentração do processo saúde afundar a população brasileira .... Principalmente pelo dominio da industria farmacêutica e a sua associação como profissionais sem escrúpulos....visto que o custo da técnica é bem inferior a muitos tratamentos medicamentosos.... sua eficácia comprovada cientificamente no tratamento de diversas patologias,bem como os riscos inerentes praticamente os mesmos do tratamento medicamentoso para a maioria das enfermidades.
Entendo que nesses termos ainda a pesquisa é escassa, mas o que realmente importa é a informação passada ao paciente leigo ao procurar a acupuntura e a formação adequada do acupunturista em todas as profissões da área da saude.

Gilberto Koenig Jr.
Fisioterapeuta- Acupunturista ,
gilbertokjr@hotmail.com