sexta-feira, 21 de agosto de 2009

As práticas integrativas e complementares

A denominação Práticas Integrativas e Complementares inclui uma lista de métodos terapêuticos que, apesar de serem eventualmente confundidos entre si como se compusessem uma unidade, são muito diferentes, como a Acupuntura, a Homeopatia e a Fitoterapia. Embora distintos em termos de fundamentos teóricos e de prática, igualam-se nos fatos de não estarem integrados no contexto médico-científico, sendo assim considerados alternativos, não-convencionais ou complementares e, portanto, como não sendo não de primeira linha.

A Acupuntura, a Homeopatia e a Fitoterapia são componentes centrais entre as práticas integrativas e complementares. Para muitos setores, ainda não está claro como funcionam, e qual a aplicabilidade clínica desses recursos terapêuticos.

Esses métodos representam uma ruptura com as concepções vigentes de saúde, doença e terapêutica. São descritas - segundo uma doutrina sociológica - como vinculados a “racionalidades médicas” diferentes, que se justificam pela longevidade, ou por pertencerem ao domínio do tradicional ou da sabedoria popular.

Mas a sua validade científica é questionada, com razão, porque as explicações e as comprovações da eficácia e da segurança no seu uso, algumas dúvidas ainda não forma devidamente esclarecidas.

Setores tradicionalistas sustentam a idéia de que algumas desses recursos terapêuticos constituem “sistemas médicos”, mais do que simples métodos terapêuticos. Mas como advertiu Claude Bernard há cerca de 150 anos, não há mais espaço para sistemas médicos, ou para “Medicina com sobrenome”, como escreveu.

Assim, a oferta das chamadas práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde também pressupõe uma convivência destas com os procedimentos convencionais, embora haja um aparente conflito entre os dois modelos,

Para compreender melhor essa constelação de questões, uma das ferramentas úteis é a análise dos diferentes modelos representativos de saúde, doença e cura que se desenvolveram historicamente.

Nenhum comentário: