quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Pontos-gatilho como alvos dos métodos da Acupuntura Contemporânea - o papel dos receptores polimodais

Tem sido demonstrado que acupuntura ou agulhamento seco de um ponto-gatilho miofascial resulta em alívio imediato da dor relacionada com pontos-gatilho miofasciais, e que o agulhamento profundo (a inserção profunda afeta diferentes estruturas teciduais) tem efeitos significativamente superiores do que o agulhamento superficial e do que nos chamados "pontos de Acupuntura" da medicina tradicional chinesa. [Ceccherelli F. 2002; Ishimaru K. 1995].

Um dos grupos de componentes neurais presentes nos pontos-gatilho, e que se encontram sensibilizados na condição definida como síndrome dolorosa miofascial, são os receptores polimodais.O fato de receptores multimodais estarem distribuídos tanto nas fáscias e músculos quanto na pele, não exclui a possibilidade de que o agulhamento superficial ative esse tipo de terminações sensoriais, produzindo efeitos analgésicos.

Os receptores polimodais, que respondem a estimulação química, elétrica e mecânica, e cuja estimulação gera efeitos analgésicos, são alvos dos métodos de modulação neural periférica. Receptores sensibilizados nas fáscias são elementos cruciais na dor relacionada com pontos-gatilho miofasciais [Kawakita K. 1993; Itoh K. 2002].

O agulhamento em pontos-gatilho miofasciais produz grande ativação de receptores polimodais sensibilizados, resultando em alívio da dor, por hiperpolarização, além de acionar mecanismos antinociceptivos endógenos, como o portão medular de controle da dor, bem como antinocicepção supra-segmentar descendente [Itoh K. 2004].

Nenhum comentário: