segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Bruxismo: a maioria das pessoas que range os dentes à noite desconhece o problema

Notícia veiculada em Globo Online / Qualidade de vida. 18/02/2008

Pelo menos 15% da população mundial range os dentes durante a noite. Mas a maioria não sabe. É o que acredita o pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) Carlos Gramani Guedes, que fez um levantamento sobre o problema, que pode acarretar desde desgastes nos dentes até fortes dores de cabeça.

Ninguém sabe o que causa o chamado “bruxismo”. Em alguns casos, ele surge por um mau posicionamento dos dentes ou da arcada dentária – coisas que podem ser consertadas por um bom ortodontista. Em outras pessoas, o ranger está intimamente ligado ao estresse. Mas, na maioria dos casos, não há um motivo aparente.

Mais difícil do que saber as causas do problema, no entanto, pode ser detectá-lo. É raro alguém perceber que range os dentes durante o sono sozinho, porque está dormindo. Em alguns casos, um parceiro pode detectar o ranger e alertar a pessoa. Em outros, o dentista nota os desgastes típicos nos dentes. Mas há aqueles casos em que a pessoa simplesmente não reconhece os sintomas.

O ranger dos dentes pode afetar diversas partes do corpo e gerar sintomas que não são imediatamente relacionados a um problema odontológico. Algumas pessoas passam meses com dores de cabeça intensas sem imaginar que a causa está nos dentes. O ranger também causa dor na mandíbula e no pescoço.

Alguns profissionais usam um exame chamado de polissonografia, que é considerada uma maneira confiável de diagnosticar o problema. No entanto, além de caro, ele dá trabalho, pois o paciente precisa passar uma noite em um laboratório de distúrbios do sono.

Embora não exista cura para o bruxismo, há tratamento. Na maioria dos casos, consiste no uso de uma placa de resina, feita por um ortodontista especialmente para o paciente. A placa evita o desgaste dos dentes e, em alguns casos, pode até corrigir o posicionamento dentário e aliviar o ranger. Toda vez que o paciente deixar de usar o aparelho, no entanto, o problema volta.


Nota: Bruxismo se inclui entre os distúrbios do sono. Além da utilização dos importantes recursos preconizados pela Odontologia, é recomendável o tratamento por meio de estimulação neural periférica, visando restaurar o padrão fisiológico do sono, e normalizar a atividade dos músculos da mastigação.

Nenhum comentário: