quarta-feira, 28 de maio de 2008

A importância da boa postura corporal

Muitos fatores podem causar dor nas costas. Entre as causas mais comuns, incluem-se os movimentos bruscos, esforços para levantar pesos, acidentes de carro, quedas, e muitas vezes os resultados podem ser severos. Algo que poucas pessoas consideram quando se trata de superar a dor lombar é a adoção de uma postura correta, embora estejam muito claras as vantagens de se ter uma boa postura.

E o contrário é bem sabido - quando não se mantém boa postura, ocorre uma sobrecarga adicional na musculatura dorsal. Um stress é adicionado à coluna vertebral, e se a má postura continua por um longo período de tempo, a anatomia da coluna pode realmente ser alterada por causa disso.

Vasos sanguíneos e nervos que estão localizados dentro dos músculos podem ser comprimidos, ocasionando falta de nutrientes, de oxigênio e de remoção de resíduos do trabalho muscular, o que provoca alteração dos nervos e dos músculos, podendo incluir modificações nas articulações. Todas estas condições podem resultar em dor nas costas, e outros problemas como dor de cabeça, deficiência da respiração e fadiga.

A boa postura é importante porque mantém um equilíbrio entre as partes do corpo. Identifica-se a boa postura ao determinar o alinhamento entre as partes do corpo. A postura perfeita, estando de pé, pode ser determinada traçando-se uma linha que passa pelo tornozelo e o lóbulo da orelha - numa boa postura a linha é reta. A linha deve ser o mais próximo da reta entre as orelhas, os ombros, os quadris, os joelhos, e o tornozelo.

Se você quer melhorar sua postura, uma das primeiras coisas que você deve fazer é analisar a sua postura atual. Observe-se durante todo o dia, tomando nota das regiões do corpo em que há tensões musculares, a sua simetria ou assimetria, ou a sua percepção de problemas posturais. Desta forma, identificando onde reside o problema, você pode fazer algumas coisas para melhorar.

Anteriorização do ombro - um problema comum.

Muitas pessoas têm problemas posturais quando estão sentadas em cadeiras. Talvez você se identifique com algum dos hábitos mais freqüentes. Um, é deixar o corpo inclinar-se para frente, outro, não apoiar a região lombar no encosto da cadeira, ou então deixar-se escorregar, em vez de permanecer sentado sobre os ísquios, ossos que fazem parte da bacia, na sua porção mais inferior. Essas atitudes corporais causam pressão adicional sobre a região lombar.

Cadeiras ergonômicas podem ajudar a para corrigir problemas posturais, mas mesmo assim, se você permanece sentado por muitas horas, é recomendável fazer pausas, para permitir que os músculos possam voltar às suas posições de relaxamento, e alongar-se.

A posição do corpo para dormir também merece atenção

Existem várias técnicas eficazes e de efeitos rápidos, para tratar as conseqüências da má postura, e para promover a correção, visando prevenir os desconfortos e manter a saúde.

Além disso, muitas vezes a atitude corporal reflete o que se passa no interior da pessoa, e ao mesmo tempo influencia sobre o estado de espírito. Assim, além de transmitir uma boa imagem, uma boa postura contribui para a saúde física e emocional.

2 comentários:

Anônimo disse...

queria saber se a cupuntura é eficiente para a correção da postura?

obs:gostei do artigo mas se puder me responder !!!

obrigado!

manda um email pra mim vlw

mariagabrielaaraujo15@yahoo.com.br

Instituto de Pesquisa e Ensino de Terapêutica Contemporânea - IPETC disse...

Olá Maria Gabriela

A Acupuntura pode ajudar no tratamento de correçãao postural, neutralizando fatores perpetuantes da condição, como a dor, as restrições à amplitude dos movimentos causadas por contraturas musculares.

Mas o trabalho corporal com uma boa orientação é imprescindível.

Um abraço

Norton