quarta-feira, 4 de junho de 2008

Acupuntura é eficaz no alívio da dor e da fadiga em pessoas com câncer, diz especialista em oncologia

Publicada em O Globo Online 03/06/2008

Maria Vianna

CHICAGO - Sessões regulares de acupuntura durante o tratamento contra o câncer ajudam a aliviar sintomas como a dor, a fadiga e a boca seca, ou xerostomia, comuns em pacientes que se submetem a quimioterapia e radioterapia. É o que afirma o oncologista David Pfister, um dos coordenadores do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, no congresso anual da Sociedade Americana de Oncologia Clinica, em Chicago. Estudos anteriores já apontavam que a técnica oriental ajudava a controlar reações adversas como náusea e vômitos.

O médico, que acompanhou um grupo de pacientes que havia feito cirurgia para a retirada de tumores e que se submeteu a quimioterapia durante três meses, chegou à conclusão de que a aplicação das agulhas em pontos específicos do corpo como os dedos indicadores, a testa e as pernas, é mais eficaz do que antiiflamatórios, analgésicos e fisioterapia na hora de aliviar a dor dos pacientes.

-- A qualidade de vida e o bem-estar do paciente são duas coisas difíceis de julgar, já que elas são individuais e subjetivas, mas nós, como médicos, devemos indicar todo tipo de tratamento adjuvante que possa aliviar a dor do paciente com câncer. Embora os remédios sejam indiscutivelmente úteis, eles ainda não são totalmente eficazes na hora de aliviar o desconforto do paciente durante a quimioterapia e a radioterapia, principalmente no caso da boca seca - explica Pfister.

O grupo submetido a sessões de acupuntura teve uma melhora nos sintomas de dor e boca seca 39% maior do que o grupo que fez o tratamento convencional com medicamentos e sessões de fisioterapia.

-- E, embora a acupuntura seja indicada para o alívio da dor em qualquer caso, ela se mostra especialmente eficaz para pacientes com câncer de cabeça ou pescoço, que costumam ficar com os movimentos mais limitados depois de uma intervenção cirúrgica - avalia o oncologista.

Nenhum comentário: