quinta-feira, 5 de junho de 2008

Acupuntura é eficaz para reduzir a dor e a disfunção conseqüente a dissecção cervical | Acupuncture in Pain and Dysfunction after Neck Dissection

Um estudo apresentado no 44º congresso anual da Sociedade Norte-americana de Oncologia Clínica, que comparou Acupuntura com os tratamentos usuais depois de cirurgia com dissecção cervical e da cabeça, mostrou que a Acupuntura é mais eficaz para reduzir a dor músculo-esquelética crônica, a xerostomia (boca seca) e a disfunção.

Segundo o responsável pelo estudo, Dr. David Pfister, chefe do Serviço Médico de Oncologia de Cabeça e Pescoço do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em New York, “Dor e disfunção do ombro são ocorrências comuns depois de dissecção abrangente de pescoço ... Embora fisioterapia, exercícios e drogas antiinflamatórias sejam amplamente prescritas depois da cirurgia, os benefícios desses tratamentos é geralmente limitado ... Há espaço para progressos.”

A co-autora do estudo, Dra. Barrie Cassileth (chefe do Serviço de Medicina Integrativa da mesma instituição), declarou que “Como qualquer outro tratamento, Acupuntura não funciona igual para todos, mas pode ser extraordinariamente útil para muitos ... Acupuntura não trata [nesse caso] a doença em si, mas pode controlar muitos sintomas desgastantes, como dispnéia (respiração ofegante), ansiedade, depressão, fadiga crônica, dor, neuropatia e osteoartrite.”

Os resultados do estudo foram muito bem recebidos pela comunidade médica, como relata o Dr. Nicholas Petrelli, diretor médico do Helen F. Graham Cancer Center: “Enquanto têm sido feitos grandes progressos na pesquisa do câncer, tanto a doença quanto o tratamento podem ser penosos para o paciente, e portanto é crucial que continuemos a buscar por novos meios de diminuir o desconforto e melhorar a qualidade de vida.”

Saiba mais:

Head and Neck Cancer Resource Center

Integrative Medicine Resource Center

http://www.medscape.com/viewarticle/575489

Nenhum comentário: