domingo, 8 de junho de 2008

Terapia Neuromoduladora para Cefaléia (cervicogênica, tensional, enxaqueca)

Apesar dos importantes avanços verificados nos últimos anos, a terapêutica farmacológica das cefaléias primárias ainda é insuficiente. Um grande número de casos permanece sem solução satisfatória.

Entretanto, outras modalidades de tratamento das cefaléias, que têm como alvo os mecanismos neurobiológicos causadores e mantenedores da condição clínica estão disponíveis, e representam uma possibilidade real de resolução desse problema médico muito comum. Avalia-se que as síndromes de cefaléia afetam 15% da população em geral. Entre as pessoas com distúrbio de ansiedade, a incidência sobe para quase 70%.

Van Gogh

Ainda subutilizadas, as técnicas de modulação da atividade do sistema nervoso por meio de estimulação neural periférica são altamente eficazes no tratamento das dores em geral, e no caso das cefaléias costumam produzir resultados surpreendentes.

Baseada nas propriedades fisiológicas do sistema nervoso periférico, de responder de maneira previsível a estímulos específicos, gerando mudanças adaptativas localmente e no nível do sistema nervoso central, a terapêutica por modulação neural periférica produz diversos efeitos que são cruciais para a reversão do quadro clínico, incluindo:

- Redução da sensibilização dos nociceptores (receptores de estímulos dolorosos);

- Normalização de reflexos alterados, que mantêm a sensibilização neuronal central e subsidiam a dor e a desregulação dos mecanismos de manutenção do tônus muscular;

- Normalização de processos neurais centrais (límbicos, hipotalâmicos, endócrinos e autonômicos).

- Ativação da antinocicepção descendente (mecanismos fisiológicos que promovem analgesia).

No caso das cefaléias, a ativação anômala dos sistemas trigemino-vascular, autonômico e neuromuscular (envolvendo músculos cervicais e dorsais) é um componente crucial no desenvolvimento da síndrome dolorosa, pode ser revertida muito rapidamente com o uso de técnicas da Acupuntura Médica Contemporânea, que incluem: injeções intradérmicas e/ou mais profundas de anestésico local, punção com agulhas de acupuntura, e eletro-neuro-estimulação trans ou percutânea.

As mudanças induzidas pelas técnicas neuromoduladoras na função das fibras e terminais nervosos é imediata, e ressoa no sistema nervoso central, levando à recuperação da normalidade funcional.

Ramos dos nervos trigêmeo, occipitais, acessório e vago, todos envolvidos de algum modo com a cefaléia, são alcançados através de locais específicos que fornecem acesso às fibras e terminais situados por baixo da pele.


Nenhum comentário: