sábado, 6 de junho de 2009

Das origens históricas à especialidade médica

As origens históricas da acupuntura como método terapêutico situam-se na China de 2000 anos atrás. Foi considerada como estritamente vinculada ao contexto étnico-cultural da Antiguidade chinesa, até que os processos biológicos implicados nos efeitos terapêuticos da estimulação neural periférica começaram a ser esclarecidos, na década de 1970.

Na acupuntura tradicional chinesa, agulhas são inseridas em pontos situados em “meridianos” (canais invisíveis pelos quais circularia uma substância fluídica), com a intenção de influenciar o fluxo dessa substância hipotética. Mas os avanços científicos que elucidaram os mecanismos de ação levaram a uma redefinição da Acupuntura como especialidade médica, que atualmente é descrita em termos biológicos, como método terapêutico que utiliza técnicas neuromoduladoras.

As intervenções médicas, cujos alvos incluem ramos nervosos, eferentes neuromusculares e terminais sensoriais superficiais (na pele e no tecido subcutâneo) e profundos (nos músculos, fáscias, articulações), visam produzir mudanças funcionais de repercussão local e/ou sistêmica, com os objetivos de restaurar a normalidade fisiológica, reduzir a hiperalgesia nas condições dolorosas e prevenir a dor relacionada com procedimentos médicos. Fundamentada em dados científicos – anatômicos, fisiológicos e fisiopatológicos –, a prática da especialidade médica também evolui com os resultados das investigações clínicas.

Nenhum comentário: