domingo, 31 de maio de 2009

Acupuntura recomendada pelas autoridades do serviço público de saúde do Reino Unido

Diretrizes dos Serviços Nacionais de Saúde (NHS) da Grã Bretanha publicadas na semana passada recomenda que os médicos ofereçam 10 sessões de tratamento por Acupuntura por 12 semanas para os pacientes com dor lombar baixa.

Pela primeira vez, o “NICE” – Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica, com base em sete estudos que testaram a eficácia e compararam a acupuntura com os tratamentos tradicionais para dor lombar baixa, incluiu a recomendação do uso do método। A instituição, cujas publicações balizam as ações do serviço público de saúde do Reino Unido, concluiu que a acupuntura é tão eficiente para a cura desse tipo de dor, pelo menos em prazo curto, quanto os métodos usados correntemente.

Considerando que 70% dos britânicos sofrem de dor lombar baixa em algum momento da vida, e que esta é a maior causa de faltas ao trabalho, deduz-se o grande alcance da iniciativa, que tem sido alvo de críticas. Alguns setores destacam o fato de que os vários tipos de procedimentos controle utilizados nos estudos clínicos – agulhamento mínimo, em pontos aleatórios, ou não-invasivos produziram resultados semelhantes, e outros alegam um custo 25% maior do que o tratamento convencional.

Já os especialistas do Grupo de Medicina Intervencionista da Dor, da Sociedade Britânica de Dor declararam na semana passada que se dirigiriam ao NICE queixando-se de que as novas diretrizes não levaram em conta as injeções espinais, que comprovadamente fornecem um bom alívio para da dor lombar baixa crônica

May 31, 2009

Nenhum comentário: