domingo, 22 de novembro de 2009

Mudança de paradigmas e a forma da estrutura de poder



A mudança de paradigmas científicos não depende da superioridade das novas formas de entendimento e novas técnicas sobre as formas tradicionais, tanto em termos de compreensibilidade, transmissibilidade e reprodutibilidade, quanto em termos de proporcionar o desenvolvimento de novas tecnologias muito mais precisas, objetivas e eficazes do que as antigas.
Normalmente, quando são demonstradas vantagens significativas do uso de novas práticas, técnicas e tecnologias, estas tendem a ser adotadas cada vez mais amplamente. Mas quando as mudanças paradigmáticas envolvem mentalidades, ideologias, dogmas, crenças, então o tempo e o modo de se concretizarem é diferente, principalmente quando estão em jogo interesses de pessoas e grupos de pessoas que visam preservar uma estrutura piramidal e coerciva de poder.
O progresso e as melhorias permanecem secundários às estruturas conectivas estabelecidas pelos detentores do Saber Oficial. Essas relações interpessoais têm uma forma geométrica rígida – a de uma pirâmide, da qual o vértice abriga o poder supremo, e cujas arestas sustentadas diretamente por essa emanação coercitiva, garantem a estabilidade e a rigidez do conteúdo.
O conteúdo, composto por pessoas submetidas a milênios de estruturação idêntica – como nas famílias, nos feudos, nas escolas, nas empresas, e nas nações, e que tiveram essas memórias reforçadas por treinamento presente, perde liberdade. As pessoas se tornam incapazes de exercer criatividade, de se tornarem empreendedores, o que traria benefícios coletivos.

Conceber o futuro
O futuro do ambiente das organizações está na descentralização, no abandono do modelo piramidal, permitindo a manifestação do empreendedorismo endógeno.
O novo modelo de organização, que perde a rigidez da forma geométrica definida se assemelha mais aos sistemas de computação em nuvem, em que as hierarquias são imprecisas, e não há um poder central, mas sim um comitê gestor que é antes facilitador do que repressor. Assim, encorajam-se opções e inovações e o senso de oportunidade; favorece-se o empreendedorismo, cuja base é a concepção do futuro.
Distribuir informação e proporcionar o debate livre e incentivar ações que ampliam horizontes são essenciais para a adaptabilidade e logo para a evolução.

2 comentários:

Anônimo disse...

MASSA ESSE BLOG TEM UM CONTEUDO UM TANTO ELOQUENTE MAIS INTELIGENTE... GOSTEI.... ACESSA http://agua-branca.blogspot.com/

Anônimo disse...

MASSA ESSE BLOG TEM UM CONTEUDO UM TANTO ELOQUENTE MAIS INTELIGENTE... GOSTEI.... ACESSA http://agua-branca.blogspot.com/