quinta-feira, 1 de abril de 2010

Acupuntura diminui a ansiedade do tratamento dentário

O medo de ir ao dentista impede muita gente de fazer o tratamento dentário que precisa, mas uma pesquisa recente mostrou que a Acupuntura proporciona alívio rápido dessa forma de ansiedade.

Uma em cada 20 pessoas sofrem de odontofobia severa, e 30% da popuylação em geral tem asiedade moderada quando se trata de ir ao dentista, segundo os pesquisadores.

Alguns tratamentos disponíveis, como distração, técnicas como distração, relaxamento, traqilizantes e sedação podem consumir muito tempo e produzir efeitos colaterais. Além disso, o Dr. Palle Rosted, do Departamento de Oncologia do Weston Park Hospital em Sheffield, Inglaterra, para muito pacientes aqueles tratamentos não são suficientes.

A Acupuntura é um ferramenta extraordinária para os dentistas.

O grupo liderado pelo Dr. Rosted testou o tratamento por Acupuntura em 20 pacientes com média de idade por volta dos 40 anos, com odontofobia há mais de 30 anos. A ansiedade foi avaliada antes, e cinco minutos depois da aplicação de cinco agulhas no alto da cabeça dos pacientes, através do questionário conhecido como Beck Anxiety Inventory (BAI).

A média dos escores do BAI caiu de 26.5 para 11.5 depois da Acupuntura, e todos os pacientes puderam tranquilamente receber o tratamento dentário. Antes da intervenção, somente seis dos pacientes conseguiam tolerar qualquer tratamento dentário, em sessões que demandavam grandes esforços dos pacientes e dos dentistas.

Do ponto de vista científicoficou demonstrado que 70% dos indivíduos apresentaram bons resultados e, disse o Dr. Rosted "Do ponto de vista prático, e isso é o que realmente importa, demonstramos que é possível realizar o tratamento dentário planejado, para qualquer paciente."


Segundo o cientista, o tratamento "é seguro, rápido e de baixo custo". No estudo realizado pela sua equipe, os dentistas puderam começar o tratamento cinco minutos depois da inserção das agulhas.


Rosted P, Bundgaard M, Gordon S, Pedersen AML. Acupuncture in the management of anxiety related to dental treatment: a case series. Acupuncture in Medicine 2010;28:3-5.

Um comentário:

Anônimo disse...

Apesar de ter sido postado em primeiro de abril, esse trabalho é real.

Caro Norton, vou colocar um link pra ele no meu Facebook, ok? como é um link pro teu blog, acredito nao ser problema, mas caso vc nao aprove, me avise que eu retiro.

Abs

Luiz Salama